atitudes:
Comunicamos com a palavras, com os símbolos e com o corpo. sempre que o fazemos, manifestamos uma predisposição em relação ao interlocutor. A essa predisposição, chama-se, geralmente, atitude.
Este conceito pode ser definido do seguinte modo: predisposição estável e duradoura para reagir de determinada maneria em relação a apessoas, instituições, objectos ou acontecimentos.
Este conceito pode ser definido do seguinte modo: predisposição estável e duradoura para reagir de determinada maneria em relação a apessoas, instituições, objectos ou acontecimentos.
ATITUDES DE COMUNICAÇÃO:
- Atitude de Avaliação: consiste em emitir juízos de valor acerca do comportamento do interlocutor.
Efeitos no comportamento do interlocutor: inibição, choque, revolta, tensão, activação das defesas.
- Atitude de orientação: acontece quando o emissor fornece normas, procedimentos e instruções ao outro, exercendo sobre ele um certo controlo.
Efeitos no comportamento do receptor: sensação de estar a ser manipulado, impressão de autoritarismo, tendência à contestação, reforço da dependência em relação ao orientador, por vezes reduz-se a probabilidade de estabelecer uma boa comunicação.
- Atitude de Apoio: consiste numa resposta simpática que visa criar um clima de relacionamento concordante entre emissor e receptor.
Efeitos no comportamento do apoiado: tendência para o conformismo, dependência do apoiante, impasse na análise e resolução dos problemas.
- Atitude de interpretação: ilações distorcidas do comportamento do outro. trata-se de concluir algo que é subjectivoe que, portanto, só é válido na cabeça de quem toma atitude de interpretação.
Efeitos na conduta da outra pessoa: sentimento, de incompreensão ou de deturpação dos factos, necesidade de rectificar o que se fez e o que se disse para provar ao interpretador que está errado, resistência, agressividade, depressão, desinteresse e apatia.
- Atitude de interrogação: trata-se da exploração do problema ou sentimento do outro, colocando-lhe perguntas.
Efeitos das perguntas no interlocutor: aumento da capacidade de análise dos problemas, maior profundidade na comunicação, o interlocutor pode sempre esconder informação, pode haver hostilidade se o interlocutor percebe que existe curiosidade excessiva.
- Atitude de empatia: esta é uma atitude que está mais directamente ao alcance dos espíritos nobres, mas qalquer pessoa pode ser levada a experimentar os sentimentos de outrem. A atitude de empatia é isso mesmo: é uma comunhão afective com o outro. É pôr de parte o nosso egoísmo e centrarmo.nos no problema ou emoção do nosso interlocutor.
Efeitos no interlocutor: reduz a tensão, aumenta a capacidade de análise da situação pois a empatia permite libertar emoções negativas e atingir o maior equilíbrio afecto-cognitivo, maior envolvimento na comunicação, sensação de estar a ser verdadeiramente compreendido.
in formação para motivação de equipas de trabalho
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2 "ouvintes" atentos:
Jurava que és psicóloga:))
Cá estou eu, com a atitude de sempre, para te deixar um beijo...
online, não sou psicóloga não... os textos foram tirados do manual da formação que estou a ter :p
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