atitudes:

Comunicamos com a palavras, com os símbolos e com o corpo. sempre que o fazemos, manifestamos uma predisposição em relação ao interlocutor. A essa predisposição, chama-se, geralmente, atitude.

Este conceito pode ser definido do seguinte modo: predisposição estável e duradoura para reagir de determinada maneria em relação a apessoas, instituições, objectos ou acontecimentos.


ATITUDES DE COMUNICAÇÃO:

- Atitude de Avaliação: consiste em emitir juízos de valor acerca do comportamento do interlocutor.

Efeitos no comportamento do interlocutor: inibição, choque, revolta, tensão, activação das defesas.


- Atitude de orientação: acontece quando o emissor fornece normas, procedimentos e instruções ao outro, exercendo sobre ele um certo controlo.

Efeitos no comportamento do receptor: sensação de estar a ser manipulado, impressão de autoritarismo, tendência à contestação, reforço da dependência em relação ao orientador, por vezes reduz-se a probabilidade de estabelecer uma boa comunicação.

- Atitude de Apoio: consiste numa resposta simpática que visa criar um clima de relacionamento concordante entre emissor e receptor.

Efeitos no comportamento do apoiado: tendência para o conformismo, dependência do apoiante, impasse na análise e resolução dos problemas.

- Atitude de interpretação: ilações distorcidas do comportamento do outro. trata-se de concluir algo que é subjectivoe que, portanto, só é válido na cabeça de quem toma atitude de interpretação.

Efeitos na conduta da outra pessoa: sentimento, de incompreensão ou de deturpação dos factos, necesidade de rectificar o que se fez e o que se disse para provar ao interpretador que está errado, resistência, agressividade, depressão, desinteresse e apatia.

- Atitude de interrogação: trata-se da exploração do problema ou sentimento do outro, colocando-lhe perguntas.

Efeitos das perguntas no interlocutor: aumento da capacidade de análise dos problemas, maior profundidade na comunicação, o interlocutor pode sempre esconder informação, pode haver hostilidade se o interlocutor percebe que existe curiosidade excessiva.

- Atitude de empatia: esta é uma atitude que está mais directamente ao alcance dos espíritos nobres, mas qalquer pessoa pode ser levada a experimentar os sentimentos de outrem. A atitude de empatia é isso mesmo: é uma comunhão afective com o outro. É pôr de parte o nosso egoísmo e centrarmo.nos no problema ou emoção do nosso interlocutor.

Efeitos no interlocutor: reduz a tensão, aumenta a capacidade de análise da situação pois a empatia permite libertar emoções negativas e atingir o maior equilíbrio afecto-cognitivo, maior envolvimento na comunicação, sensação de estar a ser verdadeiramente compreendido.
in formação para motivação de equipas de trabalho

2 "ouvintes" atentos:

aqui-há-gato disse...

Jurava que és psicóloga:))

Cá estou eu, com a atitude de sempre, para te deixar um beijo...

abox disse...

online, não sou psicóloga não... os textos foram tirados do manual da formação que estou a ter :p

a ouvinte

a ouvinte do bikini laranja (dos chuveiros de vilar de mouros com o malato das manhãs da 3). uma "personagem" que nasceu e cresceu no programa das manhãs da 3 em 2003. como o malato. o diogo beja. a ana lamy. e o peixoto. ela participava activamente no programa. ela fez partidas aos chefe. ela recebeu telefonemas em directo. liam os emails dela em directo. ela recebeu partidas feitas por eles. ela participou numa comunidade na net. ela participou em encontros de fãs do programa. ela fez amigos reais. ela foi aos estudios da rádio. ela conheceu ao vivo todos os seu ídolos excepto o maltato. e ela, a ouvinte, sou eu. uma fã da rádio portuguesa.
ouvinte(s)

arquivo

Powered By Blogger