"cativar" quer dizer o quê?

"Foi então que apareceu a raposa.
- Olá, bom dia! - disse a raposa
- Olá, bom dia! - respondeu educadamente o principezinho, que se virou para trás mas não viu ninguém.
- Estou aqui debaixo da macieira - disse a voz.
- Quem és tu? - perguntou o principezinho - és bem bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Anda brincar comigo - pediu-lhe o principezinho.
- Estou tão triste... - Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - ainda ninguém me cativou...
- Ah! Então desculpa! - disse o principezinho.
Mas pôs-se a pensar, a pensar, e acabou por perguntar:
- "Cativar" quer dizer o quê?
- Vê-se logo que não és de cá - disse a raposa - de que andas tu à procura?
- ando à procura dos homens - disse o principezinho. - "Cativar" quer dizer o quê?
- Os homens têm espingardas e passam o tempo a caçar - disse a raposa. - é uma grande maçada! E também fazem criação de galinhas. Aliás, na minha opinião, é o único interesse deles. Andas à procura de galinhas?
- Não - disse o principezinho. - ando à procura de amigos. "Cativar" quer dizer o quê?
- è uma coisa que toda a gente se esqueceu - disse a raposa. - Quer dizer "criar laços"...
- Criar laços? - Sim, laços - disse a raposa. - Ora vê: por enquanto tu não és para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto eu não sou para ti senão uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E eu também passo a ser única no mundo para ti...
- Parece-me que estou a perceber - disse o principezinho. - Sabes, há um certa flor... tenho a impressão que ela me cativou...

...
...
...

- Se fazes favor... Cativa-me - acabou finalmente por pedir a raposa.
- Eu bem gostava - respondeu o principezinho, - mas não tenho muito tempo. Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer...
- Só conhecemos o que cativamos - disse a raposa. - Os Homens deixaram de ter tempo para conhecer o que quer que seja. Compram as coisas já feitas aos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens deixaram de ter amigos. Se queres um amigo, cativa-me!"


in Principezinho de Saint Exupéry



como ainda há bocado estava a falar com o primo sobre o livro "O principezinho", lembrei-me de deixar aqui um texto para quem ainda nunca leu o livro... fique com vontade de o ler... ;)

e com esta me retiro...

9 "ouvintes" atentos:

W. disse...

A palavra no original é "apprivoiser" e é um pincel de traduzir. E "cativar" não me parece a melhor solução... Mas também não me ocorre uma palavra melhor. Mas pessoalmente prefiro a parte em que ele trata dos vulcões lá no planeta dele... :D

thecornflakes disse...

Um livro maravilhoso, só o li quando era pequeno, mas axo k o devo ler outra vez e um dia mais tarde. E daqueles livros, que se deve ler várias vezes em diversas idades.
Bjokas

Sokitas disse...

Este é um dos livros que faz parte da minha biblioteca... Desde que, há muitos anos, alguém que cruzou a minha vida me ensinou que "O essencial é invísivel para os olhos, só conseguimos ver bem com o coração"...
Curiosamente ainda há dias os alunos da Escola Profissional fizeram a representação exatamente deste trecho do Livro... e soube-me bem recordar...
E agora tu escreves isto, será coincidência??

Fernando disse...

hÉLÁ!!!!!

Ora acertaste na passagem preferida de um dos meus livros preferidos....

"Pois tambem se está só no meio dos homens"


jinho

Fernando

Anónimo disse...

Excerto este que é utilizado a nível mundial em formações que trabalhem as questões relacionais. É bom, mas há melhor. :)

abox disse...

werklozen, amiguinho!! ;)
obrigada pela visita e tb pelo esclarecimento... não fazia ideia que o original era "apprivoiser" vivemos a aprender :)

agora a parte dos vulcões... acaba assim:
" - duas ou três lagartas terei mesmo de suportar para ficar a conhecer as borboletas. Dizem que são tão bonitas! E que outras visitas hão-de aparecer por cá? Tu, hás-de estar longe. E dos bicho maiores não tenho nada a temer. Afinal, para que quero eu as minhas garras? (disse a flor)
Mais uma vez exibia ingenuamente os quatro espinhos. Depois ainda disse:
- Não fiques para aqui a empatar, que me irritas! Não resolveste ir-te embora? Pois então vai!...
Porque ela não queria que ele a visse chorar. Era uma flor tão orgulhosa..."

abox disse...

cornflakes, se o leres agora vais "vê-lo" de maneira completamente diferente... ;)

sokitas, ya... o essencial é invisivel aos olhos...
aiiiiii mas isso faz-me lembrar tanto tanto ceguinho que anda por aí...

fernando, isso disse a serpente... essa é também outra das partes do livro que mais gosto... qdo ele na terra, mais propriamente no deserto, se põe na conversa com a serpente...

ricardo, desconhecia por completo... tirei este excerto do livro... precisamente este... pq sei lá... faz parte dos que mais gosto.

Wakewinha disse...

E desde esse livro, e este excerto em especial, a minha vida nunca mais foi a mesma! =)

abox disse...

tks pela visita rakel ;)
tb é uma das passagens do livro q eu mais gosto!!
tem MUITO significado...

a ouvinte

a ouvinte do bikini laranja (dos chuveiros de vilar de mouros com o malato das manhãs da 3). uma "personagem" que nasceu e cresceu no programa das manhãs da 3 em 2003. como o malato. o diogo beja. a ana lamy. e o peixoto. ela participava activamente no programa. ela fez partidas aos chefe. ela recebeu telefonemas em directo. liam os emails dela em directo. ela recebeu partidas feitas por eles. ela participou numa comunidade na net. ela participou em encontros de fãs do programa. ela fez amigos reais. ela foi aos estudios da rádio. ela conheceu ao vivo todos os seu ídolos excepto o maltato. e ela, a ouvinte, sou eu. uma fã da rádio portuguesa.
ouvinte(s)

arquivo

Powered By Blogger