Afinidade


Afinidade é um dos poucos sentimentos que resistem ao tempo e ao depois.

"A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais subtil, delicado e penetrante dos sentimentos. É o mais independente.

Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades. Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afecto no exacto ponto em que foi interrompido.

Afinidade é não haver tempo mediando a vida. É uma vitória do adivinhado sobre o real. Do subjectivo para o objectivo. Do permanente sobre o passageiro. Do básico sobre o superficial.

Ter afinidade é muito raro. Mas quando existe não precisa de códigos verbais para se manifestar. Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas. O que você tem dificuldade de expressar a um não afim, sai simples e claro diante de alguém com quem você tem afinidade.

Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam. É ficar conversando sem trocar palavras. É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento.

Afinidade é sentir com. Nem sentir contra, nem sentir para, nem sentir por, nem sentir pelo. Quanta gente ama loucamente, mas sente contra o ser amado. Quantos amam e sentem para o ser amado, não para eles próprios.

Sentir com é não ter necessidade de explicar o que está sentindo. É olhar e perceber. É mais calar do que falar, ou, quando é falar, jamais explicar: apenas afirmar.

Afinidade é jamais sentir por. Quem sente por, confunde afinidade com masoquismo. Mas quem sente com, avalia sem se contaminar. Compreende sem ocupar o lugar do outro. Aceita para poder questionar. Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar.

Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças. É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidade vividas.

Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação. Porque tempo e separação nunca existiram. Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida, para que a maturação comum pudesse se dar. E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais a expressão do outro sob a forma ampliada do eu individual aprimorado."

(Artur da Távola)



A Caxolinha enviou-me este email há bem pouco tempo... resolvi partilhar com vocês...
qtos de nós não sentem isto com determindadas pessoas?
ou se tem afinidade ou não se tem... não há mais por onde pegar!!
com ela (a caxolinha) foi logo na primeira troca de palavras no messenger! e tb mal nos vimos no "bagoum" soubemos logo q eramos "afins" LOL... remember? ;)
e com os membros do clã... ainda me lembro qdo conheci alguns em Coimbra... foi logo!!
oh pah... algo muito forte nos une!
:)
juntos vamos resistir ao tempo, ao espaço e ao depois!

aiiii
mas há mais afinidades por aí... sente-se logo!! :)
obrigada aos meus "afins"por existirem!!!

6 "ouvintes" atentos:

pipac disse...

lindo prima!! :)
Beijos grandes *****

Sokitas disse...

Foi isso mesmo q senti, qdo te conheci... minha "Caixinha de surpresas" :))
E realmente a afinidade é a base do Clã... e não adianta forçar... ou se tem ou não!
Tomara que muitas pessoas entendessem isso...
Com vocês não preciso de saber explicar-me porque vocês percebem-me...
não preciso de fazer desenhos, porque, imagine-se, vocês até entendem o meu dialecto :"HALALIDL???"
LLLOOOLLL
Espero que a nossa afinidade resista sempre...
*****

Caxolinha disse...

A afinidade é mesmo isso.
E quando estamos as duas em sintonia?? Que é quase sempre?? A mesma pergunta ao mesmo tempo. A mesma afirmação. Os mesmos gostos. ;)
E por tudo, te enviei, não só por nós...
Bjs Gdes

abox disse...

lipa, e a nossa afinidade... LOL foi o telefonema... a caminho de abrantes! qdo liguei pro primo.. depois pedi para falar contigo.. e a sokitas:"mas tu já falaste com ela alguma vez?" e eu: "não... mas vai ser a primeira!" ehhehe mas a afinidade confirmada foi mesmo no "ena ena... estou tão contente!" LOOOOOOLLLLLLL

sokitas, ya... foi mesmo qdo nos conhecemos... e eu fiquei tão contente e admirada por teres gostado logo de mim à primeira... sem muito saber sobre mim :) e eu senti o mesmo por ti! :)

caxolinha, o jack?!?! LOOOOOOLLLL
tu apareceste mais tarde... mas definitivamente para ficar!! qdo nos encontramos... parecia que já nos conheciamos há bué!! e claro... tinhamos de ter uma amiga em comum!! beijos grandes e obrigada pelo email...

mailbox, o priminho... esse foi dos primeiros!! aiiii é um à vontade com este gaiju!! e uma pessoa maravilhosa... não conseguia ver o clã sem ti!!

thecornflakes disse...

Não pertenço ao clã, axo k a nossa amizade é mais tipo free lancer sem qualquer vínculo.
Mas axo k estamos ambos "afinidados", é um excelente texto. Parabéns ela escolha e obrigado por mo mostrares.
Ainda hj pensei em ti, por causa da nossa conversa do messenger, só um recado em relação a isso, tou contigo e não deslargo.
Má noticia: O Sporting joga na 2ª feira, :(.
Boa notícia: mas há mais um jogo em casa antes de acabar o campeonato, :D

abox disse...

cornflakes, não pertences ao clã... mas eu não disse q todos os meus afins eram do clã... ;)
e nós somos afins!! somos somos!! arriba arriba!! remember? heheh
ps - sorry... we'll meet... I know that... :)

a ouvinte

a ouvinte do bikini laranja (dos chuveiros de vilar de mouros com o malato das manhãs da 3). uma "personagem" que nasceu e cresceu no programa das manhãs da 3 em 2003. como o malato. o diogo beja. a ana lamy. e o peixoto. ela participava activamente no programa. ela fez partidas aos chefe. ela recebeu telefonemas em directo. liam os emails dela em directo. ela recebeu partidas feitas por eles. ela participou numa comunidade na net. ela participou em encontros de fãs do programa. ela fez amigos reais. ela foi aos estudios da rádio. ela conheceu ao vivo todos os seu ídolos excepto o maltato. e ela, a ouvinte, sou eu. uma fã da rádio portuguesa.
ouvinte(s)

arquivo

Powered By Blogger